Para resgatar autoestima, projeto em SP ensina cegas a se maquiar

Para muitas mulheres, aplicar cílios postiços ou fazer um delineado perfeito pode ser um desafio. Imagina, então, conseguir realizar a maquiagem sem enxergar? No projeto Muito Além da Beleza, iniciativa social da Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual) e pela rede de salões Jacques Janine,
mulheres cegas e com baixa visão aprendem todos os segredos da produção do make e resgatam autoestima.

Leia mais: 
Marcas mostram que ‘nude’ é uma variedade de cores

Realizado às quartas-feiras, até 18 de abril, das 9h às 11h, na sede da Laramara (rua Conselheiro Brotero, 338, Barra Funda), zona oeste da capital, o curso já formou gratuitamente mais de 60 alunas com deficiência visual assistidas pela ONG.

Em sua quinta edição, as aulas são divididas em cinco etapas, com técnicas desenvolvidas pela maquiadora Chloé Gaya, do Jacques Janine, para atender às necessidades do público com cegueira ou baixa visão – desde a preparação da pele, passando pelas funções dos produtos, a combinação de cores, até truques de como delinear os olhos e aplicar cílios postiços.

Escolhida para comandar a 5ª turma, Regina Maura, maquiadora do Jacques Janine, acredita que o projeto é uma oportunidade de autoconhecimento e valorização. “É enriquecedor ensinar as participantes os segredos para independência na maquiagem, superando desafios e gerando autoconfiança. A cada edição, conseguimos desmistificar estigmas e preconceitos para evidenciar a mulher com deficiência visual no país”, comenta.

Como funcionam as aulas:

A primeira aula do projeto começa com o exercício de mapear o próprio rosto para identificar os traços por meio da experiência tátil, o que contribui para a adaptação das técnicas de maquiagem aplicadas durante as aulas. Desta forma, as participantes entendem qual é a região correta para o uso do blush ou o limite que a sombra pode chegar ao côncavo.

Para facilitar a compreensão e a diferenciação dos cosméticos e dos pincéis, os produtos são identificados em braille, sistema de leitura e escrita dos cegos, e com legendas ampliadas para quem tem baixa visão. Nesta ação, a iniciativa conta com o patrocínio da Vult Cosméticos, que doou os itens de make, e o apoio da KISS New York, empresa responsável por oferecer cílios postiços.

Siga o Blog Barbarela no Instagram
Siga o Blog Barbarela no Facebook

administrator
Contadora de histórias, aquariana e obstinada por grandes revoluções - principalmente internas. Compartilha vivências do seu processo de autoestima e entrevista mulheres inspiradoras.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *