A Simone Biles que existe em nós. Até quando vamos esperar para priorizar a saúde mental?

Simone Biles é uma ginasta norte-americana, de 24 anos, apontada como a maior estrela dos Jogos de Tóquio. Simone desistiu de disputar as finais das provas individual geral e também da final no solo nas Olimpíadas. Após avaliações médicas, a atleta optou por cuidar da saúde mental.

 

“Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos”. Simone Biles

Vim aqui trazer uma reflexão sobre esse acontecimento: quando você vai parar e priorizar a sua saúde mental? Você já se deparou com um momento que precisou parar de ouvir a pressão externa pra conseguir se ouvir?

Para ajudar a identificar alguns sintomas e sensações, criei um Glossário da Saúde Mental e quer partilhá-lo com você:

– Crise de Ansiedade

É uma situação em que a pessoa apresenta grande sensação de angústia e insegurança, o que pode provocar palpitação, falta de ar e a sensação de que algo, que foge do seu controle, poderá acontecer.

Estresse

Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais.

Depressão

É definida como o estado de humor deprimido que persiste por mais de duas semanas, como tristeza e perda do interesse ou do prazer nas atividades, podendo ser acompanhada de sinais e sintomas como irritabilidade, apatia, falta de energia, insônia ou excesso de sono.

Somatização

É um transtorno em que a pessoa apresenta múltiplas queixas físicas, referentes a diversos órgãos do corpo, mas que não são explicadas por nenhuma alteração clínica. Quem possui esse transtorno apresenta ansiedade e alterações do humor, causados pela ausência de diagnóstico.

Se você reconheceu alguns desses sinais, não tenha vergonha de pedir ajuda! Você não está sozinha! 🙂

Você também poderá gostar de ler “Você não é fraca”

Fontes:

tuasaude.com

bvsms.saude.gov.br

administrator
Contadora de histórias, aquariana e obstinada por grandes revoluções - principalmente internas. Compartilha vivências do seu processo de autoestima e entrevista mulheres inspiradoras.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *