Marielle? Presente.

A vereadora Marielle Franco, de 38 anos, foi morta a tiros no último dia 14 de março, quando saía do encontro “Jovens Negras Movendo Estruturas”, na Lapa, no Rio de Janeiro.

Uma semana de reflexão me fez perceber que seria importante ressaltar o que absorvi dos noticiários, que exaustivamente mostraram o crime e seus desdobramentos, e o que acho relevante que fique na cabeça de quem gosta de seguir o que eu escrevo aqui.

Leia mais: 
– O que as mulheres querem ganhar da sociedade? 

1 – Quem era Marielle Franco? 
Cria da Maré, negra, mãe jovem – até aí parece que estamos falando de uma grande parcela da população do Rio de Janeiro que convive com pouca oportunidade e muito desafio. Contudo, Marielle foi exceção. Tornou-se socióloga com pós-graduação e mestrado, além de ter sido eleita vereadora com a quinta maior votação da cidade. Em um ano representando o povo na Câmara Municipal, foram 20 projetos de lei apresentados, participação em comissões importantes, como de direitos humanos, e trabalho árduo (exceção em dose dupla).

2 – Por que Marielle presente? 
O termo “Marielle presente” pegou porque a vereadora, no último dia 8 de março, usou sessão do Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal do Rio para lembrar das vítimas da violência, como Eliza Samudio, por exemplo. Ela dizia: “Eliza Samudio?” E as mulheres que estavam no local respondiam: “Presente”.

3 – Marielle era barulho
A declaração do deputado Marcelo Freixo, para vários veículos de comunicação, ao meu ver, definiu o grande significado de tudo isso: “Se alguém achava que ia calar a Marielle, se enganou. Marielle não era silêncio ela era barulho”.

4 – Seremos resistência!
A filha de Marielle Franco, Luyara Santos, de 19 anos, soprou esperança em outra declaração: “Seremos resistência porque você foi luta!”

O que aconteceu com Marielle deve ser encarado como combustível para a luta pelos direitos humanos. Nada menos que isso. No seu dia a dia, respeitando o outro, em coisas simples. E, se por ventura você quiser ampliar isso para a comunidade onde vive, ajudando mais e mais, por que não?

Marielle vive!

Siga o Blog Barbarela no Instagram
Siga o Blog Barbarela no Facebook

administrator
Contadora de histórias, aquariana e obstinada por grandes revoluções - principalmente internas. Compartilha vivências do seu processo de autoestima e entrevista mulheres inspiradoras.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *